Consórcios públicos recebem títulos de adesão SISBI

Consórcios públicos recebem títulos de adesão SISBI

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entregou na sexta-feira, 26 de novembro de 2021, os Títulos de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) para oito consórcios públicos municipais, em evento realizado em Iguatemi (MS). Conforme informações de Carlos César Floriano, CEO do Grupo VMX, “Com o reconhecimento, os produtos registrados pelos Serviços de Inspeção Municipal vinculados a estes consórcios podem ser comercializados em todo território nacional”, informa.

O reconhecimento destes consórcios beneficiará 26 municípios do Mato Grosso do Sul, 40 de Santa Catarina, 29 do Rio Grande do Sul, 30 do Paraná e 17 de Minas Gerais. Os consórcios que receberam os títulos são participantes do Projeto de Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios (Consim).

“O Sisbi-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar”, explica Carlos César Floriano. Para obter a equivalência dos seus serviços de inspeção junto ao Mapa, é preciso comprovar que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica praticadas permitem avaliar a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

A adesão ao Sisbi por meio dos consórcios possibilitará a inclusão da pequena agricultura, que muitas vezes não consegue ter acesso a esses sistemas. O reconhecimento de equivalência mostra que o consórcio municipal tem a mesma qualidade de inspeção do Sistema de Inspeção Federal (SIF).

Dessa forma, abre para as empresas que estão registradas nesses consórcios o comércio para o Brasil todo, o que possibilita o seu crescimento, a ampliação de mercado para as pequenas agroindústrias, que vão ter acesso mais fácil inclusive para vender para a alimentação escolar, com reflexo na geração de emprego e crescimento do comércio dessas empresas. O objetivo do governo é lançar a segunda etapa do Consim para selecionar mais consórcios.

Carlos César Floriano destaca os consórcios contemplados:

  • Consórcio Intermunicipal da Região Sul do Mato Grosso do Sul (Conisul) – MS
  • Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari (Cointa) – MS
  • Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (Cispar) MG
  • Consórcio Público Intermunicipal de Atenção a Sanidade Agropecuária, Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região Central do Estado do Paraná (CID Centro) – PR
  • Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) – RS
  • Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí (CV-Jacuí) – RS
  • Consórcio Intermunicipal dos Municípios da AMAVI (CIM-Amavi) – SC
  • Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMREC (CIM-AMREC) – SC

Segundo Carlos César Floriano, “Por meio do Consim, o Mapa promoveu durante um ano e meio ações de qualificação para os consórcios selecionados” diz. Eles foram acompanhados entre abril de 2020 e outubro de 2021 e participaram de ações de sensibilização dos gestores públicos, lideranças e empresários integrantes, para demonstrar o funcionamento e perspectivas do Sisbi -POA, requisitos e procedimentos para adesão ao sistema, as inovações e a importância dos autocontroles para as agroindústrias.

Foram realizadas oficinas para orientar os prefeitos, secretários de agricultura, dirigentes dos consórcios municipais, donos das agroindústrias, responsáveis técnicos de agroindústrias e a equipe técnica veterinária de inspeção dos consórcios municipais envolvidos. Sessenta empresas receberam consultoria técnica especializada para adequações estruturais e de procedimentos, e implantação dos autocontroles;

“Os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária deram apoio para a implementação de um programa de avaliação de conformidade de produtos”, explica Carlos César Floriano.

Foi disponibilizado para todos os consórcios interessados do projeto o plano amostral contemplando 246 amostras nas áreas de carne, leite, ovos e pescado.

Mais de 10 mil vagas foram oferecidas em cursos técnicos na área de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Registros de Estabelecimentos e produtos, implantação e verificação de programas de autocontrole e funcionamento do SUASA, com certificação pela Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro).

Veja mais notícias em nosso site.

Menu

Redes Sociais

Newsletter

Grátis!

Diversas notícias

Receba gratuitamente diversas notícias no seu e-mail sobre: o mundo, negócios, empresas, saúde e bem-estar e muito mais! Cadastre-se! É de graça!