Brasil evita perdas de R$ 62 bilhões em compras e pagamentos digitais

Os líderes na tentativa de golpe foram São Paulo e Rio no primeiro semestre

O Brasil economizou cerca de R$ 6,2 bilhões ao evitar tentativas de fraude em compras online e pagamentos digitais, o que corresponde a 4% das análises feitas de janeiro a junho deste ano, de acordo com a Pesquisa Censo da Fraude da Konduto, uma empresa de prevenção antifraude para transações online, em parceria com a Boa Vista – Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio).

São Paulo (43,84%) e Rio de Janeiro (10,24%) lideraram em volume de pedidos no primeiro semestre. O primeiro teve 40,52% das tentativas de fraude, enquanto o segundo 16,34%. Minas Gerais ficou em terceiro (8,66% de pedidos e 8,01% das tentativas), seguido por Paraná (6,36% e 4,68%) e Rio Grande do Sul (4,89% e 3,35%).

Os meses com maior atividade de compras online foram janeiro (17,39%) e maio (17,8%). Janeiro (18,51%) e abril (17,34%) tiveram os maiores índices de tentativas de fraude evitadas nos primeiros seis meses. Junho registrou o maior valor acumulado de tentativas de fraude não concretizadas, com 26,68% dos prejuízos evitados no semestre.

O estudo também  revela que 75% das tentativas de fraude ocorreram durante os dias úteis, de segunda a sexta-feira, com maior incidência na quinta-feira (17,7%). A faixa de horário preferida dos fraudadores é entre 12h e 17h, representando 36,9% das tentativas bloqueadas.

Tom Canabarro, diretor de Antifraudes da Boa Vista, destaca que os fraudadores preferem dias úteis para passarem despercebidos pelos sistemas de segurança, tornando-se semelhantes ao comportamento de clientes legítimos. No primeiro semestre, aproximadamente 73,83% das tentativas de fraude partiram de dispositivos móveis, representando 74,94% dos pedidos analisados.

Menu

Redes Sociais

Newsletter

Grátis!

Diversas notícias

Receba gratuitamente diversas notícias no seu e-mail sobre: o mundo, negócios, empresas, saúde e bem-estar e muito mais! Cadastre-se! É de graça!