Ícone do site Revista GRU

Benefícios do kombucha e como prepará-lo em casa!

A busca por um estilo de vida mais saudável estimula as pessoas a buscarem dietas mais equilibradas, uma boa rotina de sono e a prática regular de atividades físicas. No que se refere à alimentação, a ciência reconhece os benefícios do kombucha . Confira a seguir mais detalhes sobre este alimentos, os benefícios que ele traz para a saúde e como prepará-lo em casa!

Benefícios do kombucha 

O kombucha é uma fonte rica em proteínas, ferro,  fósforo e potássio, além de  vitaminas C e as do complexo B. Esta bebida fermentada veio da China e pode ser feita a partir de chás (verde ou preto). Considerada um probiótico natural muito benéfico para a saúde. Isso ocorre por ela possuir muitas leveduras e lactobacilos vivos (bactérias benignas, pois regeneram a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico).

Um benefício de ingerir kombucha regularmente é a redução do índice glicêmico e consequente prevenção de picos de diabetes. Além disso, o kombucha também inibe bactérias causadoras de problemas como infecções gástricas e salmonella. Por fim, ele ainda estimula a eliminação de fezes, sendo ótimo para desintoxicar o organismo, e pode ajudar a reduzir a insônia.

Como preparar kombucha

Para prepará-lo em casa, comece fazendo a “primeira fermentação”. Passe água quente e vinagre em utensílios e no pote em que a mistura ficará a fim de eliminar riscos de contaminação.

Em seguida, lave bem as mãos e esquente 3 litros de água mineral em uma panela de cerâmica ou aço inoxidável até ela ferver. Em seguida, mistura a esta água uma xícara de açúcar refinado, desligue o fogo e adicione 5 sachês de chá preto. É importante deixar a mistura em repouso por 15 minutos e depois colocá-la em um frasco de vidro, esperando ela atingir a temperatura ambiente.

A próxima etapa é adicionar 1 cogumelo de kombucha (conhecido como scoby) e os 300 ml de kombucha pronto. Fidelize tampando pote de vidro com um pano e um elástico e deixe a mistura descansar em um local sem incidência de luz e bem ventilado. Após 10 dias, ao sentir um leve aroma de vinagre, armazene o kombucha na geladeira e o consuma em até 5 dias. Existem inúmeros modos de consumi-lo, basta procurar rapidamente na internet alguma combinação que te agrade!

É importante lembrar que, como qualquer alimento, o consumo excessivo de kombucha pode provocar efeitos colaterais como dor de estômago e na cabeça, náuseas, gases e intoxicação no fígado. Alguns grupos não devem consumir kombucha, como puérperas, pessoas com diabetes ou problemas de fígado, rins e pulmão.

Sair da versão mobile